Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Enchente em Carlos Chagas "de novo"...

O ano de 2009 começou chuvoso em todo estado de Minas Gerais, deixando inúmeras cidades inundadas.

Aqui em Carlos Chagas, os rios Urucu e Mucuri, já estavam bem cheios, em virtude de fortes chuvas ocorridas em suas cabeceiras. Em especial, o rio Mucuri, que vinha recebendo muitas águas próximo à cidade de Pavão.
Na quarta-feira, dia 07 de janeiro, por volta das 21:00 h, caiu uma chuva muito forte na cidade, que inundou o centro da cidade. Na madrugada de quinta, os moradores da parte baixa da cidade, tiveram que fazer suas mudanças, colocar os móveis para o alto, etc... Pois as águas dos rios, que subiram mais de 7 metros do seu nível normal, iam tomando espaços nas ruas e voltando pelos bueiros, invadindo casas e quintais.
O tormento durou "apenas" uma manhã, pois com a mesma velocidade que as águas subiram, elas desceram, propiciando aos moradores que iniciassem a limpeza das casas...
Depois da enchente de dezembro/2006, que foi considerada a maior da história de Carlos Chagas, esta de 2009, pode ser considerada como uma "pequena enchente", no entanto, para os moradores que tiveram as suas casa invadidas pela água, e que tiveram seus pertences estragados, para os logistas que tiveram prejuízos, enfim, para toda a população fica a indagação... ATÉ QUANDO SEREMOS ATORMENTADOS POR ESSAS INUNDAÇÕES EM CARLOS CHAGAS???
Muitos podem pensar: "Mas isso é coisa de DEUS"... "O que podemos fazer contra a vontade de DEUS?"...
O que penso a respeito:
"As chuvas, realmente são uma benção de DEUS. No entanto, as enchentes e inundações, deslizamentos de encostas, soterramentos de pessoas, e todas as tragédias que envolvem esta situação, são ocasionadas por ação do homem. É o homem que efetua desmatamentos, polui os rios, joga lixo nas ruas, entope bueiros, constroe em encostas, etc, etc, etc...
É necessário que "não só" as autoridades competentes tomem as providências eficazes para corrigir TODAS estas coisas, mas a população de Carlos Chagas, tome consciência de que TODOS NÓS somos responsáveis pelas "mazelas" da nossa cidade".


38 comentários:

  1. estou triste por uma cidade tao legal ser enludada.eu cresci ai , espero que carlos chagas volta a ser como antes ,gostava quando tinha araras macaco entre outros era legal.epero embreve ir ai. força pessoal bjs ate breve

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo,
    Você tem razão ao dizer que era legal ver as araras, macacos, jaburú, entre outros bichos naquele "mini-zoológico" que tínhamos em praça pública, aqui em Carlos Chagas. Era uma das atraçõs da cidade.

    Ps: Obrigado pelo comentário e continue sempre participando deste blog.

    ResponderExcluir
  3. Ola Jacques,
    Muito bom o seu blog, encontrei atraves do google. Estava querendo saber sobre as fortes chuvas que tem caido em toda regiao.
    Espero nao haver situaçoes calamitosas por ai.
    Um forte abraço e ate breve.
    NILTON ROCHA, Colatina, Es. 02/11*2009

    ResponderExcluir
  4. ola jacques,
    é brincadeira todos os anos a mesma coisa....
    espero que tudo se resolva rápido, e que todos juntos viabilizem a resolução deste problema. evitar desmatamento, lixo etc o que todos nos ja sabemos.
    um abraço.
    Mamed David

    ResponderExcluir
  5. Fiquei preocupada ao ver nossa querida cidade mais uma vez inundada. Espero que as perdas sejam só materiais. Desde pequena via isso acontecendo, agora parece que tá ficando mais grave. Que Deus proteja nosso povo e que a sociedade comece a se organizar para recuperar as matas ciliares etc. Boa Sorte. Cida Coutinho Miranda

    ResponderExcluir
  6. bom dia!!!

    só gostaria de saber onde estavam os funcionários da defesa civil q dessa vez nao alertou a população! É vergonhoso isso pq se tivesse o alerta muitos teriam evitado tanto prejuizo. um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Jacques estou escrevendo para prestar minha solidariedade para meus conterraneos. Porque e muito triste ver o que está acontecendo com nosso povo, espero que as perdas sejam apenas materias e que Deus proteja todos e que derrame sua miséricordia sobre todos. Um abraço!Tatilaine Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Nestor Gonçalves Soares3 de novembro de 2009 às 15:42

    ola Jacques, posta algumas fotos, pra gente que somos carloschaguenses e moramos fora ter-mos uma ideia de como foi essa enchente.
    abraços e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. olá amigos, n~moro mais ai?, mais ja morei e tenho muitos amigos por ai ainda, venho aqui prestar minha solidariedade a todos os moradores desta linda e pacata cidade de carlos chagas,ainda vou visitar qualquer dia!!!grde abrço a tods.flavão.

    ResponderExcluir
  10. SINTO MUITO VER MINHA CIDADE NATAL,PASSANDO POR MUITAS DIFICULDADES POR CAUSA DA CHUVA,ONDE MORAM TODA MINHA FAMILIA,HOJE MORO EM ITAMBACURI,UM ABRAÇO A TODOS,E QUE DEUS PROTEJA NOSSA CIDADE!!!!!!!!!!!! CULAU ITAMBACURI

    ResponderExcluir
  11. JACQUES VI AS FOTOS ANTIGAS E ACHEI DEMAIS.
    AS DA PEDRA DA BALEIA TAMBEM SÃO LINDAS.
    UM ABRAÇO
    MAMED

    ResponderExcluir
  12. Já sabido que o período das chuvas nesta região é sempre entre outubro a dezembro, tem sido assim sistematicamente, associa-se o mau trato do que o meio ambiente está sofrendo; e a irresponsabilidade do homem que ocupa o lugar das matas ciliares construindo suas casas, bem como a precária infra-estrutura de escoamento das aguas da chuva, enumerar problemas aqui ficaria até amanhã, entretanto é ncessário rever a questão do rio urucu por que ele corta a cidade é preciso fazer como foi feito em BH com o rio arruda, caso contrário as tragédias serão comuns nesse periodo critico.

    ResponderExcluir
  13. Temo que a desgraça alheia seja mais uma forma de fomentar o sucesso de politicos que acabam por assim sendo o "heroi", e proporcionador de recursos junto ao governo para atenuar tragédias como estas, graças a Deus que não foram computados mortes, embora perdas materiais tenham sido em grande escala. Confessos que é assustador o descaso dos poderes constituidos quanto na prevenção, imagino que isso não dá voto, é preciso que haja infortunios e catastrofes para que os "politicos" apareçam como os salvadores da patria; Estou transtornado com esse quadro que se repete ciclicamente.

    ResponderExcluir
  14. Sempre haverá sussurro, a suplica dos desfavorecidos, o choro que as lagrimas são rios, e o descaso enchentes que devastam a alma, sempre haverá perdas, legado daqueles que não tem nome, vivem na sombra e no esquecimento, e quando partem a lembrança fica gravada apenas naquele instante. A cidade geme, esperneia o seu silencio é ouvido pela descaso e pela omissão, enquanto isso... esperamos por mais uma tragédia anunciada.....

    ResponderExcluir
  15. Ola, Jacques e decepcionante ir a carlos chagas a nossa cidade esta completamente abandonada esta parecendo uma cidade macabra mas o eleitor tem o governador que merece e prefeito também e uma vergonha falar de ondeque sou o Borrolo teria que ser tombado pelo patrimonio municipal e peloamor de Deus chega de corupção, nunca vi tamto urubu nas ruas como vi ai no mês de outubro andando como se fosse galinhas, desculpe estoumuito magoado se for falar vou explodir amaquina

    ResponderExcluir
  16. Jacques, adorei o seu blog!Descobri por acaso ao procurar no google informações sobre a enchente. Muito importante esse trabalho de conscientização. Parabéns pela iniciativa! Um abração

    ResponderExcluir
  17. os orgãos publico não deram assistencia no dia da enchente , so vieram depois é muito humilhação perante a população que fica no caos sem dignidADE , POIS NEM UMA VACINA PARA QUEM TEVE COMTATO COM AQUA, POIS se fez necessario pois a tal defesa civil não tomou atitude alguma no dia 02/11/2009,esse dia ficara na historia de carlos -chagas, mas eles esquecem ,mas nos não!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Jacques, parabéns pelo blog. No tocante a esta grande enchente,o que tenho a dizer, na minha opinião pessoal, é que a defesa civil foi omissa e inoperante.Houve falha, com certeza.Toda a população deveria ser alertada com antecedência, devido ao grande volume de chuvas que se tivemos, deveriam ter equipes de prontidão para o pior, caso ele viesse a acontecer, como aconteceu.Foi ridículo ver equipes do corpo de bombeiros e até helicóptero circulando, depois que o estrago já estava feito. Os governos Estadual e Federal,até o presente momento não se pronunciaram sobre a situação devastadora em que se encontram centenas de famílias e comerciantes da nossa cidade.Eximo de culpa a Administração do Dr Zezinho, pois o mesmo está com uma Prefeitura prá lá de quebrada, e também foi uma das vítimas da enchente, perdendo todos os seus pertences.Com certeza Jacques, fomos esquecidos. Porém os Carlochaguenses tem um grande virtude, que é a solidariedade, o amor ao próximo, e com certeza sairemos desse caos em que a nossa amada cidade se encontra, com ou sem a ajuda dos Srs. Aécinho Neves e do Sr. Lula.
    Hasta la Vista.

    ResponderExcluir
  19. a pergunta é: cade o fucnionario responsavel por alertar a populaçao? cade o prefeito? a cidade esta um lixo, saudades do pref dr acassio q nos deu todo o suporte qdo teve a ultima enchente, e agora quem vai pagar pelos prejuizos??? claro q o importante é estarmos com saúde..mas doi ver tudo o q construimos ir embora por causa da imcopetencia da atual administração! gracas a deus o povo de c chagas é solidario!!!

    ResponderExcluir
  20. Concordo com tudo que disse o amigo acima, e aproveito para destacar a minha indignação com o pessoal da "Defesa Civil" de Carlos Chagas. Na hora do sufoco, não vi ninguém da tal "Defesa Civil" ajudando alguém, nem tampouco alguém da Prefeitura.Depois que a bomba já tinha estourado, apareceram alguns fantasiados com camisetas amarelas escrito "Defesa Civil", uma verdadeira palhaçada. Temos que rever nossos conceitos e criar algo que funcione efetivamente, sem um bando de neguinho metido a besta querendo aparecer às custas das desgraças dos outros.
    Chega de hipocrisia, chega de palhaços, é hora de AÇÃO!

    ResponderExcluir
  21. SEM CONTAR Q FUNCIONARIOS DA PREFEITURA INDIGNADOS COM UM CORTE DE UMA TAL COMISSAO NAO QUISERAM AJUDAR NINGUEM Q PEDIU SOCORRO A ELES, GENTE SAQUEANDO SUPERMERCADO AO INVÉS DE ESTAR AJUDANDO A RETIRAR A MERCADORIA P EVITAR TAMANHO PREJUIZO...ISSO ACONTECE POR CAUSA DA PESSIMA ADMINISTRAÇAO Q TEMOS!!! TODOS DA CIDADE ESTÃO REVOLTADOS COM TAMANHO DESCASO!!! É BOM FICARMOS ATENTOS A PROXIMA ELEIÇAO P NAO COMETERMOS O MESMO ERRO Q COMETEMOS NA ANTERIOR. PRECISAMOS DE UM ADMINISTRADOR NA PREFEITURA NAO DE UM MEDICO!!! MUITA FORÇA P O POVO DE CARLOS CHAGAS

    ResponderExcluir
  22. ACHO QUE NA HISTÓRIA DE CARLOS CHAGAS, ESSA FOI A MAIOR E MAIS DEVASTADORA ENCHENTE QUE JÁ HOUVE POR ESSAS TERRAS.
    AINDA ASSIM, TEMOS QUE AGRADECER MUITO A DEUS POR NÃO TER HAVIDO VÍTIMAS FATAIS.
    AGORA É UNIRMOS FORÇAS PARA RECONSTRUIR TUDO OUTRA VEZ.

    ResponderExcluir
  23. Mostrem as caras, os nome.Quem fala estas idiotices são os mesmos que estavam na rua e nas casas criticando a administração no dia da enchente.Cuidado, se com Dr. Zezinho foi difícil para vocês,vencerem a política, imagina agora, que vocês da administração passado estão assim, ofendendo e denegrindo a imagem de um ser humano íntegro, honesto, pai de família exemplar, administrador de coragem ( não um político falso), marido fiel, filho grato, etc. Não é hora de criticar, nem tão pouco de querer fazer política por conta de um evento da natureza. A defesa civil não tem bola de cristal. O prefeito não é vidente, é humano. Não é por aí gente, o prefeito está fazendo tudo que pode fazer. E por falar nele, e o vice prefeito, o que faz? Cuidado, galera que não conseguiu continuar na "prefa", que não se conforma mandando e dando as ordens, graças a Deus, o quartel general e o Hitler, estão fora,mas infekizmente nas ruas, criticando e desejando o pior para nosso prefeito e nossa cidade, vão procurar serviço. Se vier mais água, de repente voces podem ", pagar a língua".Dr. Zezinho é um homem que está acima de qualquer suspeitaé vingativo, tem muito amor no coração, além de ima família maravilhosa e unida, pessoas que produzem e não dependem de prefeitura, homem do bem, não tem vícios, nãoanda contando mentiras e prometendo o que não pode cumprir. Canditatem gente. Façam melhor. Não podem é vender a folha de pagamento da prefeitura por 5 anos, deixar precatórios vencidos, dívidas para o próximo prefeito, débito no INSS, loteamentos irregulares, e haja espaço para escrever tudo. "O mal, é o que sai da boca do homen". Por favor Jaques, não apague meu recado!Tenham fé em Deus, tenham fé na vida". Carlos Chagas nunca esteve em mão de uma equipe tão competente e íntegra, acabaram as perseguições.

    ResponderExcluir
  24. A turma que deixou as "peitanças da prefeitura" está inconformada e anda estudando como dar um golpe de estado para retomar o poder. São enganadores que fingem ser amigos do Dr. Zezinho.

    ResponderExcluir
  25. A enchente foi subta e inesperada, invitável. Chegou mansa e na madrugada de um feriadão prolongado. Os funcionários da prefeitura são seres humanos normais e não são obrigados a se postarem às margens dosrios para prevenir os moradores a respeito do nível da água. A inundação foi a maior e mais forte de todos os tempos, por favor, parem de desejar mais desgraça para CC. Vão trabalhar, e deixe o Dr. Zezinho administrar. Na próxima eleição, vocês vão precisar do apoio dele, não é mesmo? Ou voCês acham que os jacarés e os macacos vão se unir a esta 1/2 dúzia de inescrupulosos?. A defesa civil não tem bola de cristal. A água veio do Estado do Espítiro Santo. Não é hora de fazer campanha política. Muito menos de ofender quem está trabalhando corretamente, sem demagogias. Respeitem nosso prefeito, nossa cidade, nossa gente.

    ResponderExcluir
  26. Dr. Zezinho é médico, administrador, honesto, digno, sincero, cumpridor das leis, e não faz política com a administração da prefeitura. É administrador de elite, e não um político de carteirinha, que usa o poder para se promover. Não é aparecido, é humilde, não tem "aqueles" vícos e defeitinhos de fábrica, típico dos políticos da época da ditadura. O fuxico e a fofoca está prejudicando quem os faz. Como disse o meu amigo Castelo, Dr. Zezinho recebeu uma prefeitura quebrada.

    ResponderExcluir
  27. Não é uma questão de gratificação ou qualquer outra coisa, a palavra é solidariedade. Os funcionários da prefeitura estavam cuidando de tirar a água das suas casas e, diga se de passagem, ninguém é obrigado a se sacrificar em prol dos outros. No dia da enchente, é impossivel na mesma hora ou mesmo dia.chegar corpo de bombeiros, helicópteros, etc.Ficamos ilhados e isolados, sem telefone,com pontes que mais se parecem "mataburros. No mesmo dia que teve enchente aqui, Nanuque, Frei Inocencio e dezenas de cidade de MG estavam debaixo d'água. Paciência, vocês estão brincando com Deus. Fui vítima, perdi tudo, e não culpo ninguém. Na minha rua, cada um salvou o que foi possível e não faltou gente para ajudar. A água, é que foi incontrolável. Vocês deveriam agradecer a presença, e não criticar. Se não viessem, falavam, mas, como veio, desdenham.Onde estava a esposa, quando seu marido lhe "galhava"? Onde estava o pai, quando o filho se drogava? Onde estava o marido quando a mulher apanhava? Paciência. Respeito. União. Fraternidade. Chega de tanta mentira.Concordo com o que foi dito acima, querem é retomar o poder na marra, mas, nós, unindo nossas forças, vamos orar e impedir que o regime militar ainda venha a reinar na nossa pequena CarluCha.

    ResponderExcluir
  28. Partidarismo à parte...
    Amei este blog. Precisamos ter um olhar apreciador para esta terra maravilhosa e sempre que sugirem oportunidades devemos divulgar para todo o mundo que este lugar existe e que é bom pra se viver. Enchentes é só um detalhe. Vendo as fotos percebi que existem muitas belezas que o nosso olhar cansado não consegue apreciar.
    Parabéns Jakson pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  29. vamos ver no final do mandato dele como deixara a prefeitura...ate agora nao vimos nada q ele fez,nao foi denegrida a imagem do prefeito como pai, filho ou qualquer outra coisa sim a funcao de administrador...que infelizmente nada faz. o funcionario da defesa civil nao tem bola de cristal, mas sera q ele so tinha bola de cristal na enchente passada???

    ResponderExcluir
  30. eu sou o ze vilmar e sou de carlos chagas e fique feliz de ver que em colatina tem outras pessoas da cidade de carlos chagas vi no blog que um outro com o nome nilton também estou com saudade da minha terra vi algumas fotos e fiquei feliz e com muita saudade

    ResponderExcluir
  31. eu sou o ze vilmar [o do sindicato dos motoristas em colatina] . espero ver sair da minha cidade um grande jogador de futebol ou mesmo um cantor de susseco ou quem sabe até mesmo um politico famoso para levar o nome da nossa cidade para que o mundo possa conhecer. moro em colatina/es e qualquer dia volto para matar saudade da minha terra

    ResponderExcluir
  32. Olá eu sinto muito pela tragédia da enchente ai em Carlos Chagas,eu sou filha dai e amo muito a minha querida cidade e se o povo dai sofre eu também sofro junto com eles.Espero que tudo ficará bem o mais rápido possível.
    abraço
    Cida

    ResponderExcluir
  33. AS PESSOAS DESOCUPADAS, ESTÃO FAZENDO DA DESGRAÇA DOS OUTROS, UMA FONTE DE MAIS TENSÃO, COMO O QUE OCORREU ONTEM. UM BOATO SABE DEUS, DE ONDE SURGIU, QUE FALAVA DE FORTES CHUVAS OCORRIDAS NAS CABECEIRAS DOS RIOS QUE CORTAM NOSSA CIDADE, NO QUE PODERIA OCORRER NOVAS ENCHENTES.
    NA VERDADE TUDO NÃO PASSOU DE BOATO, QUE DEIXOU GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO EM ALERTA.
    ACHO QUE NÃO DEVIAM FAZER ISSO COM AS PESSOAS, QUE ACIMA DE TUDO JÁ ESTÃO TOTALMENTE A MERCÊ DA PRÓPRIA SORTE.
    AGORA É HORA DE TODOS NÓS JUNTOS DARMOS AS MÃOS E ERGUER NOSSA CIDADE NOVAMENTE.

    ResponderExcluir
  34. Caros leitores,
    Eu sei que é com muito atraso, mas venho agora agradecer a todos que comentaram neste tópico. Como deu para perceber, estive um pouco afastado deste blog por questões pessoais e falta de tempo mesmo! Mas pretendo a partir de agora, seguir uma rotina de postagens interessantes...

    ResponderExcluir
  35. Inicialmente, quero deixar bem claro que este blog possui PONTO DE VISTA político crítico, sem partidarismo!!!
    No que diz respeito à essa última enchente, concordo com o comentário que diz que "a defesa civil foi omissa e inoperante, e que houveram falhas". Pois acredito que este órgão deva ter acesso às mais modernas tecnologias que possibilitem fazer previsão de chuvas, com suas intensidades, localização exata onde ocorrerá e quando ocorrerá... afinal de contas, estamos na ERA DA INFORMAÇÃO!!! E prevenir, sempre foi e continuará sendo, melhor do que remediar...
    Outra coisa lamentável foi o "falso alerta" de nova inundação... que só serviu para instaurar o caos, num momento de grande fragilidade dos que já tinham sido atingidos. Quem iniciou o alarde??? Foi a própria defesa civil (errando mais uma vez) ou alguém com interesses politiqueiros mesquinhos??? É difícil entender...

    ResponderExcluir
  36. Olá conterraneos, venho através deste, prestar a minha solidariedade ao meu povo querido!Não moro mais ai,mais me sinto prejudicado e de mãos atadas,porque tenho amigos,familiares e muitos queridos que ainda residem .Peço por favor as autoridades,que tomem medidas cabíveis urgentemente,porque o nosso povo não pode ficar mais nessa situação!!!!Obrigado...

    ResponderExcluir
  37. Prezados conterrâneos de Carlos Chagas, vocês deveriam cobrar mais trabalho dos governantes desta querida cidade.O tempo passa, as demais cidades da região do vale do mucuri se desenvolvem e nossa querida cidade, continua estagnada, entra prefeito, sai prefeito e nada muda, essa querida cidade não se desenvolve.Quando é que Carlos Chagas vai conhecer o progresso?
    Vocês que moram nessa querida cidade, deveriam exigir mais comprometimento dos governante.Carlos Chagas, não precisa de um prefeito para ficar sentado num gabinete, esperando o tempo passar.Carlos Chagas merece desenvolvimento, crescimento.
    Chega de estagnação, nossa cidade cada vez mais fica atrasada em relação á outras da região.
    Até quando Carlos Chagas vai viver de migalhas?
    Sou um filho de um filho de Carlos Chagas, e estou triste com as administrações desta querida cidade.
    Enquanto a população não exigir progresso, a cidade vai sofrer com o descaso.
    Pelo que sei, desde a primeira administração do Dr. Nathan Brauer, que esta cidade não sabe o que é evolução. Que pena...!

    ResponderExcluir
  38. POR FAVOR VISITEM TAMBEM O BLOG EM CONSTRUTÇÃO DA EMPRESA "WELSON DESPACHANTE"
    http://welsondespachantante.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar deste blog deixando o seu comentário!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens populares: