Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 19 de maio de 2015

A lei da Água - O filme


Privatizar lucros e socializar prejuízos. É o que ocorre quando manguezais da costa brasileira são liberados para o cultivo de camarões.
Para beneficiar uma produção voltada ao mercado mais rico, o equilíbrio ecológico e a renda de populações pobres do litoral são prejudicados.
"É uma reforma agrária às avessas", resume Yara Novelli, livre docente em oceanografia biológica da USP, no documentário "A Lei da Água".
O filme, dirigido por André D'Elia, traça um panorama dos efeitos nefastos do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012.
A questão dos manguezais é um dos pontos expostos. Como numa reportagem televisiva ampliada, a fita trata de muitos impactos da lei: na agricultura, na ocupação urbana do solo, nas matas, na vida animal.
Com apoio de entidades como o Instituto Sócio Ambiental, o SOS Mata Atlântica e o WWF, o trabalho ouve cientistas, políticos de diferentes matizes, militantes ecológicos, fazendeiros, trabalhadores.
O resultado é uma crítica à legislação ambiental e à anistia a desmatadores. A tese central é que a preservação do ambiente favorece a produção agrícola: não há incompatibilidade entre agricultura e ecologia; a floresta é a maior aliada da lavoura.
Já os ruralistas atacam medidas de proteção ambiental e as classificam como atentados à propriedade privada.
Um congressista chega a comparar a exigência de reserva legal à hipótese de um apartamento que teria parte de seu espaço entregue a "baratas, lagartos e outros bichinhos".
É uma pena que a falta d'água em São Paulo não seja mais explorada pela fita, provavelmente concluída antes do desastre no Estado. Se abordasse os erros de planejamento de governos, ganharia mais atualidade e contundência.
Com clara preocupação com o didatismo, o longa é rico em dados e não esconde sua inclinação abertamente ambientalista. Pede mais discussão, especialmente com a participação da comunidade científica. Ao enfatizar o aspecto parlamentar, deixa diluídos os interesses e as responsabilidades de grandes grupos empresariais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog deixando o seu comentário!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens populares: